Precisamos falar sobre Esgotamento Emocional – O esgotamento emocional começa de uma forma discreta, por isso muitas pessoas não dão a devida importância. Acham que é somente um cansaço e se tirar uma folga dos afazeres tudo ficará bem, mas há um acúmulo tão grande de fadiga que a pessoa se sente incapacitada. E essa fadiga é o resultado por cobrar mais do que o nosso psicológico pode dar. A preocupação excessiva, rotina do dia a dia, problemas no trabalho e relacionamentos conjugais são alguns dos fatores que podem desencadear um esgotamento emocional.
O tema de hoje aborda uma maneira de você conseguir lidar e identificar com o esgotamento emocional. Vamos nessa!
3 dicas para lidar com o esgotamento emocional:
- Busque conhecer a si mesmo: O autoconhecimento é um excelente ponto de partida. Isso porque ele permite que você seja capaz de se conectar profundamente consigo mesmo e, deste modo, possa avaliar com mais cautela e sabedoria a situação em que você se encontra;
- Desenvolva sua inteligência emocional: a inteligência emocional é uma ferramenta fundamental para você lidar com situações como essa. O controle emocional é o ponto chave que vai garantir com que você lide melhor com frustrações, medo, estresse e ansiedade provenientes da sua vida pessoal e profissional;
- Reavalie o seu dia a dia: Uma boa tática para identificarmos que o problema se encontra na nossa rotina é analisá-la. Buscar compreender se ela é o real motivo do nosso desgaste e, deste modo, procurar soluções que amenizem esse problema;
Como identificar o esgotamento emocional:
Aqui seguem alguns sintomas típicos que você deve ficar atento para não deixá-los sem a devida atenção.
1 – O SONO NÃO É REPARADOR;
Você já acorda cansado, mesmo tendo dormido a noite toda. Precisa de uma boa dose de café para sair de casa e começar seus afazeres diários. O cansaço só vai piorando durante o dia.
2 – QUEDA DE RENDIMENTO NO TRABALHO;
Você não é mais tão rápido para fazer tudo o que sempre fez com disposição. Tem dias que parece que está ligado no modo automático no trabalho e até mesmo no lazer.
3- VONTADE DE CHORAR SEM EXPLICAÇÃO APARENTE;
Sua sensibilidade está muito maior e coisas pequenas como perder o ônibus e chegar atrasado a um compromisso ou uma despesa inesperada que irá te deixar mais apertado financeiramente durante o mês já são suficientes para um choro compulsivo e reclamações exageradas.
Como identificar o esgotamento emocional em um relacionamento amoroso:
Muito mais do que prestar atenção aos comportamentos da pessoa que está ao nosso lado, é fundamental que sejamos capazes de prestar atenção ao nosso estado emocional. Se nos sentirmos regularmente exaustos, tristes ou nervosos, como se carregássemos toda a culpa pelos problemas da relação, é muito importante que consigamos falar com alguém que nos possa ajudar a perceber o que está a acontecer.
A família e os amigos podem ajudar mas, de uma maneira geral, não têm a distância emocional que lhes permita reconhecer os comportamentos abusivos. Além disso, as pessoas mais manipuladoras dão o seu melhor para cultivar uma imagem pública de afabilidade, altruísmo e simpatia, o que pode contribuir para a descredibilização das queixas da pessoa que está a ser alvo de manipulações.
Procure momentos nos quais você possa relaxar e mudar seus hábitos não saudáveis, para descarregar e carga do esgotamento é preciso que você pare e desconecte.
Por fim, se você tentar combater o esgotamento e não se sentir capaz, procure ajuda de um profissional capacitado.
#Psicologia
Envolva-se!
Comentários