Dizemos que a Terapize é a rede social de psicólogos porque a plataforma apresenta um espaço de criação de conteúdo bastante similar a grandes comunidades online como o Facebook, Instagram e Linkedin, porém, aqui essa criação é exclusiva aos psicólogos afiliados. Deste modo, você tem a possibilidade de se comunicar e criar um relacionamento com os usuários, apresentar seus diferenciais e crescer na plataforma aumentando o número de seguidores e pacientes.
Como criar posts
Depois de ter uma ideia, é hora de colocar a criatividade em ação! Para criar a arte dos seus posts, existem ferramentas disponíveis na internet que você pode utilizar gratuitamente.
Uma plataforma bastante popular na internet para criação de posts é o Canva, a qual possui diversos modelos, ilustrações e outros elementos na versão gratuita. Acesse em: canva.com
Dimensão e tamanho do post
Características de imagem :
- Dimensão máxima: 20000 x 1500 px
- Tamanho máximo: 10 MB
Características de áudio e vídeo:
- Tamanho máximo: 20 MB
Como funcionam as postagens no feed?
Apenas os psicólogos podem criar e publicar conteúdos originais no feed e os demais usuários têm a possibilidade de repostar e interagir com a sua publicação. Quando um conteúdo seu é repostado, você é referenciado no repost, assim o seu nome e conteúdo são levados para cada vez mais pessoas. Por isso, é importante que você faça postagens atrativas e que gerem engajamento, para atingir públicos que vão além dos seus seguidores.
Podem ser realizadas publicações de texto, imagem e vídeo.
Cadeia de distribuição de conteúdo
Todos os usuários da plataforma (psicólogos e pacientes) podem ter seguidores na Terapize. Quando você faz uma publicação autoral, seus seguidores verão o seu conteúdo. Além disso, quando outro usuário repostar a sua publicação, os seguidores dele também visualizarão o seu post.
Dessa forma, se você possuir 1.000 seguidores e outro usuário que possui 2.000 seguidores repostar a sua publicação, 3.000 pessoas irão visualizar o post e poderão acessar o seu perfil para te seguir e agendar seus serviços.
Melhores práticas na criação de conteúdo
Para crescer na plataforma é importante que você utilize o algoritmo a seu favor e crie publicações que promovam uma longa cadeia de distribuição do seu conteúdo. Veja as melhores práticas para isso:
Conteúdo autoral: É obrigatório que o psicólogo crie conteúdo autoral para postar na Terapize, sendo vedada a reprodução ou cópia de materiais que já se encontrem em outras redes sociais, blogs ou qualquer site da internet. Isso porque os mecanismos de busca, como o Google, enxergam conteúdos repetidos como plágio e tendem a puni-los, o que pode prejudicar a entrega das suas publicações na Terapize.
Identidade: A identidade é a sua marca, é o que faz com que as pessoas te reconheçam através de uma publicação, seja por uma padronização visual, forma de escrita ou vinhetas em áudios ou vídeos. Por isso, é importante deixar a sua marca para que todos os espectadores da sua cadeia de conteúdo te reconheçam e se mantenham engajados com as suas publicações.
Seja consistente: Defina uma frequência de postagens e nunca deixe de entregar conteúdo ao seu público. Cada publicação gera uma nova cadeia de conteúdo, portanto, a consistência nas publicações tende a promover um constante aumento de público.
Dica: Anote ideias ao longo da semana e separe um dia para criar todo o conteúdo que será postado na semana seguinte. Esta prática pode favorecer o seu processo criativo e otimizar o tempo de elaboração de posts.
Repetição de conteúdo: Não repita o mesmo tópico diversas vezes só para manter sua frequência de postagens. Assuntos repetitivos podem cansar o seu leitor e trazer resultados negativos.
Ouça o seu público: Monitore os comentários e comportamentos dos usuários em relação aos seus posts. Fique atento às conversas online e use as críticas para melhorar e enriquecer o seu trabalho.
Fuja do esgotamento: A mesma fórmula não funciona para sempre. Entenda o seu público, perceba a evolução do comportamento e interesse dele e defina novas frequências de postagens de acordo com o seu crescimento e mudanças na sua área de atuação. Esteja pronto para se adaptar e nunca pare no tempo!
Responsabilidade na criação de conteúdo
A restrição na criação de conteúdo na plataforma apenas por profissionais registrados no Conselho de Psicologia tem a finalidade de promover responsabilidade e segurança na transmissão de informações sobre saúde mental e evitar a divulgação de conteúdo falso, imoral ou ilícito.
Portanto, é um dever do psicólogo criar apenas conteúdo autoral e, quando embasado em outros materiais, checar a credibilidade de suas fontes e citá-las adequadamente.
O psicólogo se responsabiliza, civil e legalmente, por todo e qualquer conteúdo publicado por ele na plataforma, sendo vedada a divulgação de conteúdo falso, imoral ou ilícito, o uso de linguagem: (i) indecorosa, (ii) preconceituosa, (iii) desrespeitosa, (iv) discriminatória, (v) injuriosa, (vi) caluniosa, (vii) difamatória e/ou que de qualquer forma atentem contra a dignidade, a imagem, a reputação, a honra, a moral, a integralidade ou qualquer outro direito de qualquer pessoa, independentemente de sua nacionalidade, etnia ou religião, (viii) que contenha dados (mensagens, informação, imagens) subliminares, (ix) contenha dados ou informações que constituem ou possam constituir crime (ou contravenção penal) ou que possam ser entendidas como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal); (x) ofenda à liberdade de crença e às religiões, (xi) viole qualquer lei ou seja inapropriada, (xii) atente contra a ordem pública, os bons costumes e/ou qualquer norma jurídica, (xiii) faça propaganda eleitoral ou divulgue opinião favorável ou contra partido ou candidato e (xiv) viole direitos de Propriedade Intelectual, em especial direitos autorais, de marca e da personalidade.