- 1. O que é ansiedade?
- 2. Comportamento comuns da ansiedade que percebemos no dia a dia
- 3. Filmes que retratam a ansiedade
- 4. Séries que retratam a ansiedade
- 5. Livros que retratam ansiedade
- 6. Soft skills: o que são e como ajudam
- 7. A importância da arte no processo terapêutico
- 8. Como tratar a ansiedade sem sair de casa?
- 9. O seu presente
O que é ansiedade?
Ansiedade é uma resposta emocional normal a situações estressantes ou ameaçadoras. Ela é caracterizada por sentimentos de preocupação, medo ou tensão e pode manifestar-se fisicamente com sintomas como sudorese, aumento do batimento cardíaco, respiração rápida, entre outros.
A ansiedade é parte normal do sistema de sobrevivência do corpo, ajudando a preparar o corpo para lidar com situações de perigo. No entanto, quando esses sentimentos se tornam excessivos, frequentes e difíceis de controlar, pode ser considerado um transtorno de ansiedade.
Quer saber mais sobre ansiedade? Leia o texto: O Guia completo para tratamento da ansiedade: Técnicas, atividades físicas, medicamentos, terapia e tudo que você precisa saber para tratar a ansiedade
Dica: Leia até o final para ganhar um presente e começar a cuidar de você hoje mesmo!
Comportamento comuns da ansiedade que percebemos no dia a dia
Alguns comportamentos comuns associados à ansiedade:
- Preocupação excessiva e constante com eventos futuros ou possíveis problemas.
- Medo intenso e exagerado de situações específicas.
- Evitação de determinadas situações ou atividades devido ao medo ou preocupação.
- Tendência a se preocupar demais com o que os outros pensam.
- Dificuldade para relaxar ou se concentrar.
- Mudanças no sono, apetite ou níveis de energia.
- Problemas de saúde física, como dores de cabeça, problemas estomacais, tonturas e fadiga.
- Sensação de inquietação, tensão ou medo.
- Aumento do batimento cardíaco, suor, respiração rápida e outros sintomas físicos de ansiedade.
- Tendência a se distrair facilmente.
É importante lembrar que esses comportamentos podem variar de pessoa para pessoa e podem ser influenciados por outros fatores, como estresse e problemas de saúde mental. Consultar um profissional de saúde mental é importante para ajudar a identificar e tratar esses comportamentos.
Leia mais em: Ansiedade: 20 sintomas físicos e psicológicos do transtorno de ansiedade e como eles aparecem
Filmes que retratam a ansiedade
Sim, os filmes podem retratar quadros de ansiedade de diversas maneiras. Alguns filmes abordam a ansiedade de forma direta, com personagens lutando contra transtornos de ansiedade, enquanto outros mostram a ansiedade de forma mais subjetiva, através de personagens que apresentam comportamentos e sintomas característicos da ansiedade, mas não é explicitamente mencionado.
É importante lembrar que a representação da ansiedade em filmes pode ser subjetiva e pode não ser precisa, e não deve ser usada como substituto de um diagnóstico ou tratamento profissional.
É sempre importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental se você suspeitar que você ou alguém próximo possa estar lidando com um transtorno de ansiedade.
1. Divertidamente
“Inside Out” é um filme de animação da Disney-Pixar de 2015 que aborda a questão da ansiedade de uma forma lúdica e divertida. O filme conta a história de uma menina chamada Riley, cujas emoções básicas – Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Desgosto – controlam sua mente e como elas lidam com as mudanças e desafios da vida.
A personagem Alegria é a protagonista e o filme mostra como ela luta para manter a sua positividade e como a Tristeza acaba afetando a vida dela, e como isso é importante para uma vida equilibrada.
Esse filme é muito elogiado por tratar de maneira sensível e divertida questões psicológicas, sendo considerado uma boa forma de ajudar as crianças e adultos a compreenderem e lidarem com suas próprias emoções.
2. Brilho eterno de uma noite sem lembrança
“Eternal Sunshine of the Spotless Mind” é um filme de comédia romântica de 2004, dirigido por Michel Gondry e escrito por Charlie Kaufman, que aborda o tema da ansiedade de maneira subjetiva e surreal.
O filme conta a história de um homem chamado Joel (interpretado por Jim Carrey) que, depois de uma separação dolorosa, decide apagar suas lembranças da ex-namorada Clementine (interpretada por Kate Winslet) com a ajuda de uma empresa de apagamento de memórias.
No entanto, ao longo do processo, Joel se dá conta de que ainda ama Clementine e tenta salvar suas lembranças dela antes que sejam completamente apagadas.
O filme mostra como a ansiedade pode ser associada com relacionamentos amorosos e como as lembranças e emoções podem ser difíceis de lidar.
O personagem de Jim Carrey apresenta comportamentos e sintomas de ansiedade, como preocupação excessiva e evitação, mas essa ansiedade não é explicitamente mencionada no filme.
“Eternal Sunshine of the Spotless Mind” é um filme muito elogiado e venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original. Ele é considerado uma obra-prima do cinema e é frequentemente mencionado como um dos melhores filmes sobre o amor e a memória.
3. As Vantagens de ser invisível
“As vantagens de ser invisível” é um filme de 2012, dirigido por Stephen Chbosky, baseado no romance de mesmo nome de Stephen Chbosky. O filme conta a história de um adolescente chamado Charlie que enfrenta vários desafios incluindo a pressão social, a perda e a ansiedade.
Charlie escreve cartas para um amigo imaginário e compartilha suas reflexões sobre a vida, o amor, a amizade e os desafios da adolescência.
O filme mostra como a ansiedade pode afetar a vida de um adolescente e como isso pode ser relacionado com problemas familiares, sociais e emocionais.
O personagem de Charlie apresenta comportamentos e sintomas de ansiedade, como preocupação excessiva, dificuldade para se relacionar com os outros, e evitação, mas essa ansiedade não é explicitamente mencionada no filme.
“As vantagens de ser invisível” é um filme muito elogiado e é considerado uma obra-prima do cinema. Ele é frequentemente mencionado como um dos melhores filmes sobre a adolescência e é considerado uma obra que retrata de forma sensível e realista a dificuldade da juventude para lidar com problemas emocionais e sociais.
Séries que retratam a ansiedade
Conheça também algumas séries que abordam a temática da ansiedade:
1. This is us
“This is Us” é uma série dramática que apresenta a família Pearson em diferentes momentos. Após a morte no parto de um dos trigêmeos de Rebecca e Jack, o casal decide adotar um recém-nascido que tinha sido salvo pelos bombeiros.
A série mostra as questões da família Pearson e a vida dos três filhos adultos: Randall, Kevin e Kate. A série mostra como cada um deles lida com a depressão e ansiedade e trata da relevância da família nesse processo e do percurso do tratamento.
Kate sofre de compulsão alimentar e é depressiva e Kevin convive com o alcoolismo. Randall, o filho adotivo, enfrenta a ansiedade desde a primeira temporada e tem ataques de pânico, daqueles que paralisam.
Ele vai para a terapia e consegue ressignificar diversas situações que viveu, como por exemplo questões relacionadas a sua adoção. Inclusive, muda de trabalho impulsionado pela busca de quem ele é de verdade.
Saiba mais sobre o tema em: Ansiedade e depressão: entenda as semelhanças, as diferenças e a relação entre essas duas doenças
2. In Treatment
O personagem Paul Weston é um psicanalista e a série retrata a rotina de seu trabalho, como diferentes pacientes que buscam ajuda em seu consultório. Paul acaba percebendo que as questões psicológicas de seus pacientes afetam suas questões pessoais e, como consequência, ele começa a sua terapia pessoal.
3. Gente Ansiosa
Essa comédia tem o mesmo nome do livro no qual é pautada. Jack é apresentado quando criança. Ele testemunhou uma morte e ficou responsável de levar a carta do suicídio até o banco da região.
Após passagem de tempo, o telespectador percebe que Jack se tornou policial, como Jim – seu pai. É possível perceber que os dois têm diversos conflitos internos que os afligem.
Jim e Jack trabalhavam juntos e acabaram discutindo na véspera do ano-novo. Nesse momento, ocorre um assalto na cidade e o bandido foge para um apartamento que estava aberto à visitação pois estava à venda.
Ou seja, pessoas foram mantidas capturadas depois dessa invasão e, assim, se uniram. O bandido acabou fazendo amizade com elas. No fim, depois de alguns pedidos terem sido feitos à polícia, as pessoas foram soltas, Quando a polícia invadiu o domicílio, não tinha ninguém. A polícia tenta entender esse mistério com os depoimentos das testemunhas.
No decorrer da série, Jack tenta encontrar o bandido. Tanto seu pai como as vítimas assimilam suas questões, dores e traumas e organizam uma rede de ajuda.
Livros que retratam ansiedade
Veja alguns livros que retratam a ansiedade:
1. Vencendo a ansiedade e a preocupação
Baseado na experiência investigativa e clínica, o livro foi escrito por David A. Clark e Aaron T. Beck, considerado o pai da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), abordagem pela qual se fundamenta. Nele são expostas estratégias que permitem identificar os gatilhos da ansiedade, assim, possibilitando enfrentá-los. Além de desafiar, enfrentar e afrouxar as garras da ansiedade.
O livro dá ênfase aos pensamentos automáticos, que é foco da TCC, proporcionando que o sujeito aprenda a reconhecer, avaliar e corrigir seus pensamentos que nutrem a ansiedade.
2. Em um relacionamento abusivo com a ansiedade
E-book escrito por Lucas César onde o autor expõe sua experiência com a depressão e ansiedade após sofrer um grave acidente. Além de trazer seu relato pessoal, você irá encontrar técnicas de respiração, ferramentas para controlar a insônia e dicas de como enfrentar tudo isso para que você possa mudar a história de sua vida.
3. Diário de uma ansiosa ou como parei de me sabotar
Neste livro de Beth Evans você irá encontrar ilustrações que contam sua própria história, porém, de forma leve e informativa, abordando assuntos como depressão, ansiedade, TOC, dentre outros transtornos.
A autora traz a transição para a vida adulta, relatando sobre a importância de cuidar de si e que tudo bem não estar bem o tempo todo, que fórmula mágica não existe e que tudo bem pedir ajuda.
Leia: Ansiedade: 20 sintomas físicos e psicológicos do transtorno de ansiedade e como eles aparecem
Soft skills: o que são e como ajudam
Soft skills é um termo em inglês que significa habilidades e competências comportamentais. Ou seja, é a capacidade de lidar com o outro a partir das experiências do dia a dia, como por exemplo: na resolução de problemas, na adaptação a novas situações, ao trabalho sob pressão.
O objetivo é que a partir dessas experiências você consiga criar habilidades para lidar com tudo à sua volta. Uma delas seria a inteligência emocional, que é definida pela capacidade de lidar com suas próprias emoções. Além dela temos a resiliência, flexibilidade, comunicação eficaz, empatia, facilidade de interagir com as pessoas e saber ouvir.
É importante conhecê-las para que se possa desenvolvê-las através de treinamentos e cursos. Uma vez desenvolvidas, elas possibilitam que o sujeito conquiste seu espaço e alcance melhores resultados.
A importância da arte no processo terapêutico
A arte é uma forma poderosa de expressão e comunicação, e pode ser usada como ferramenta terapêutica para ajudar as pessoas a lidarem com questões emocionais e mentais.
Ao criar arte, seja através da pintura, escrita, música ou qualquer outra forma de expressão, as pessoas são capazes de externalizar seus pensamentos e sentimentos, o que pode ser particularmente útil para aqueles que têm dificuldade em verbalizar suas emoções. A arte também pode ser usada para ajudar as pessoas a compreender e processar eventos traumáticos.
Além disso, a arte também pode ser uma forma divertida e criativa de lidar com o estresse e a ansiedade, e pode ajudar as pessoas a relaxarem e se concentrarem em algo positivo.
Em resumo, a arte é uma ferramenta valiosa no processo terapêutico, ajudando as pessoas a expressar e processar suas emoções, além de proporcionar uma forma divertida de lidar com o estresse e a ansiedade. Então, vamos pegar nossas canetas, pincéis, teclados e instrumentos musicais e deixar a criatividade fluir!
Arteterapia: o que é como ela ajuda no tratamento da ansiedade
A Arteterapia é uma forma de terapia que utiliza a arte como ferramenta para expressar e compreender os pensamentos, sentimentos e emoções. Ela é usada como forma de tratamento para uma variedade de problemas de saúde mental, incluindo ansiedade.
A arteterapia pode ajudar as pessoas a expressar suas emoções de forma não-verbal, o que pode ser útil para aqueles que têm dificuldade em expressar seus sentimentos com palavras.
A arteterapia pode ajudar a diminuir a ansiedade através da criação de uma atmosfera relaxante e segura, permitindo que as pessoas se concentrem em suas criações artísticas em vez de seus pensamentos e preocupações ansiosas.
A arte também pode ser usada como uma ferramenta para identificar e compreender os pensamentos e sentimentos subjacentes à ansiedade, ajudando as pessoas a processar e liberar esses sentimentos.
Além disso, a arteterapia também pode ajudar a desenvolver habilidades de auto expressão, auto regulação, e autoconhecimento.
Como tratar a ansiedade sem sair de casa?
Se identificou com os sintomas e outras características de um quadro de ansiedade? Nós podemos ajudar. A Terapize é uma plataforma que te conecta à psicólogos on-line! Assim, você pode cuidar de sua ansiedade com um profissional de saúde, sem sair de casa!
Agende sessões online com as psicólogas autoras deste texto. Clique nos nomes para conhecê-las e agendar:
Adriana Pinheiro – Psicóloga Clínica (CRP – 02/18438)
Aline Morais – Psicóloga Clínica (CRP – 04/65550)
Ana Luisa Prieto Munari – Psicóloga Clínica (CRP – 06/176015 )
Ou se preferir, clique aqui para encontrar mais psicólogos, há centenas de profissionais disponíveis na Terapize. Comece a cuidar de você hoje mesmo!
O seu presente
Se você chegou até aqui é sinal que realmente deseja cuidar da sua saúde emocional de forma profissional, e nós queremos te ajudar a fazer isso de forma mais acessível.
A transformação na saúde mental que você está buscando acontece com sessões de terapia, junto com um psicólogo. Mas nós sabemos que dar o primeiro passo é difícil, principalmente se você nunca fez terapia antes.
“Terapia vale a pena? Será que terapia resolve o meu problema?”
Essas e várias outras questões surgem na nossa cabeça e acabamos desistindo de conversar com um psicólogo. Então, vamos te ajudar a quebrar essa barreira!!!
Para que você tire todas as suas dúvidas e descubra se terapia é mesmo para você, vamos te dar a PRIMEIRA SESSÃO GRÁTIS.
Clique aqui para receber por e-mail uma lista com todos os psicólogos que oferecem a primeira sessão gratuita na Terapize.
Mas, vamos fazer um combinado: Assim que receber a lista de psicólogos, já agenda uma sessão com o psicólogo de sua preferência, fechado? Porque se deixar para depois, aquela “barreira” vai se construindo novamente e vai ficando cada vez mais difícil iniciar o seu processo de cuidado emocional.
Aproveite o seu presente, é importantíssimo que você dê esse primeiro passo. E depois disso, iremos caminhar juntos na sua jornada de autocuidado. A sua melhor fase pode começar agora, vamos lá?
Envolva-se!
Comentários