Terapize

A Importância da Terapia Familiar e a Orientação de Pais

Terapia Familiar e Orientação de Pais – A orientação parental visa o desenvolvimento de estratégias para auxiliar no relacionamento entre pais e filhos. Afinal, a Maternidade e Paternidade não vêm com manual de instruções. Não se nasce mãe nem pai, assim como não temos um Dom, tampouco uma predisposição ou habilidade inata. Isso tudo se aprende e se constrói. E essa construção se dá através do tempo e das vivências.

O Assunto de hoje aborda a importância em considerarmos como uma alternativa saudável, a hipótese de inclusão da terapia familiar e orientação de pais. Venha Conosco!

Qual o papel da(o) Educadora(r) Parental?

O profissional de educação parental é orientado a desenvolver manejos que ajudem esses pais a compreender as necessidades de seus filhos, assim como clarear quais são as responsabilidades enquanto pais e de que forma podemos aplicá-las, com intuito de desenvolvimento emocional dessa criança. Assim podemos também identificar quais são as habilidades a serem trabalhadas e quais as dificuldades encontradas nas relações, preparando dessa forma os filhos para o mundo. Para que no futuro os mesmos sejam capazes de serem protagonistas de suas vidas.

Sabemos que educar um filho é uma árdua tarefa, que como já mencionado, não existe manual nem um passo a passo. Apesar de haver estratégias generalistas, é necessário ter um olhar individual para cada caso, pois cada ser humano é único, dotado de potencialidades e vulnerabilidades.

A importância da Terapia Familiar!

A terapia familiar envolve todos os membros da família. Dessa forma, abre espaço para que cada um se coloque e aceitem suas dificuldades com acolhimento e ternura. Dessa forma caminhando por um processo onde me aceito e aceito o outro.

A terapia familiar não foca, portanto, em questões individuais e demandas específicas de cada pessoa, mas sim na dinâmica do sistema familiar, tendo como objetivo construir relações mais saudáveis e empáticas entre os membros, onde cada um compreende seu papel na estrutura familiar e cada pessoa se torna capaz de assumir suas responsabilidades.

A terapia familiar promove então relacionamentos mais próximos e positivos entre pais e filhos, irmãos, avós etc. E não só auxilia a melhorar a dinâmica do grupo, mas também traz efeitos individuais, já que as relações familiares são responsáveis por reforçar e manter vários padrões disfuncionais em seus membros.

QUERO FAZER UMA SESSÃO DE TERAPIA

Marcelle Lopes
Psicóloga
CRP 05/36142

Envolva-se!

Comentários

Nenhum comentário ainda