“Mindful Eating”, o que é? – No mundo em que vivemos é muito comum que a gente faça as coisas de maneira automática, sem pensar sobre o que estamos fazendo. Se você faz um mesmo caminho todos os dias para o seu trabalho enquanto ouve uma música e nesse caminho vai pensando nas tarefas que tem para o dia, sua mente está a todo vapor.
Você não pensa para passa as marchas do carro, talvez você não esteja prestando atenção na letra da música. Se nesse dia, você precisa alterar algo no seu caminho de todos os dias, é possível que você se pegue entrando naquela rua que não deveria estar entrando. Isso já aconteceu com você? E isso acontece justamente porque estamos agindo no piloto automático, sem consciência de nossas ações. Isso também acontece enquanto comemos.
Pare e pense: você faz suas refeições assistindo televisão, conversando com alguém ou usando o seu celular? Muito provável que sua resposta tenha sido sim. Isso quer dizer que naquele momento você não está plenamente consciente. Isso dificulta a sua percepção de saciedade.
Você pratica o mindful eating?
Por isso é de extrema importância que você perceba os sinais de seu corpo, perceba o grau de sua fome. De 0 a 10. E tente se alimentar quando sua fome estiver entre 4 e 6. Além disso, também é importante a escolha de um lugar calmo, onde você não tenha distrações. É importante ter a percepção do seu momento presente. Observar seu prato, sua comida, cores, texturas e cheiros.
Lembrar-se de respirar, descansar os talheres, mastigar, sentir o gosto da comida. Afinal, quantas vezes na sua vida, você comeu algo com pressa ou na afobação, e nem sentiu o gosto e as sensações prazerosas do que estava comendo? No início pode ser que você encontre dificuldade para praticar o comer consciente, mas como tudo em nossa vida, é uma questão de prática/treino.
Referências
Canal – Psicóloga Marcelle Lopez, https://www.youtube.com/channel/UC0w9MUANBAdQmalL3-Q7pHg
Envolva-se!
Comentários