Terapize

5 Desafios da Parentalidade

parentalidade 5 desafios

5 desafios da parentalidade – Se tornar mãe ou pai é uma das tarefas mais importantes da vida adulta. De um lado, a parentalidade traz a sensação de propósito e significado à vida de quem deseja essa função, além do sentimento de realização pessoal. Porém do outro, os limites são testados pela responsabilidade e exigência de educar crianças saudáveis física e mentalmente, podendo gerar estresse e sentimentos de sobrecarga.

Sobre a Parentalidade:

A parentalidade se desenvolve conforme as necessidades, características e anseios, tanto dos filhos, como dos pais, podendo ter impactos significativos, sejam eles positivos ou negativos, no desenvolvimento desses indivíduos.
Sendo influenciada por vários fatores como as experiências com os respectivos pais e mães e suas circunstâncias, as crenças pessoais e socioculturais, a parentalidade visa assegurar saúde e segurança aos filhos. Cuidar, encorajar e orientar, além de transmitir valores sociais e culturais, ajudando-os a desenvolver competências e recursos, para que se tornem indivíduos competentes de atingirem os seus objetivos.

Desafios da Parentalidade!

Atualmente, os desafios de ser mãe e pai precisam ser compreendidos dentro do nosso contexto social e cultural, bem como suas complexidades, ambiguidades e dinâmicas, além das características e circunstâncias individuais do pai e da mãe, e também da criança colocada no mundo.

  • Vida familiar X vida profissional: os pais tendem a sentir que quando focam na vida familiar, estão negligenciando a vida profissional, e vice-versa.
  • Sobrecarga de informação: existem tantas informações sobre como exercer a parentalidade, que pode ser mais difícil tomar decisões ou encontrar a sua própria forma de ser mãe e pai.
  • “Cultura da culpa”: a pressão existente sobre a amamentação, a alimentação, as atividades com as quais a criança é estimulada fazem com que os pais e a mães sintam-se culpados e/ou julgados porque não estão fazendo “o que deviam”.
  • Parentalidade digital: a forma como a tecnologia se tornou cada vez mais presente na nossa vida colocou os pais diante de alguns desafios. Eles têm um papel importante na promoção de hábitos seguros e saudáveis de interação com a tecnologia, porém seus efeitos no desenvolvimento dos filhos os colocam em dúvida de como fazer isso.
  • Pandemia de COVID-19: com a pandemia, os pais viram-se numa situação que os obrigaram a ser pai, professor e trabalhador, simultaneamente e no mesmo espaço. O impacto psicológico da pandemia também foi sentido pelos pais através do burnout parental (uma exaustão intensa associada ao papel parental).

Compreender os desafios e os contextos da parentalidade se faz essencial para o bem-estar dos pais, que consequentemente se faz essencial para o bem-estar e o desenvolvimento dos filhos. Por isso, é necessário investir no autocuidado e prevenir a exaustão parental, gerar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e lidar com os mitos da parentalidade perfeita.

QUERO FAZER UMA SESSÃO DE TERAPIA

Referências

Ser mãe, ser pai – Os desafios da parentalidade (Durante e após a pandemia)

Envolva-se!

Comentários

Nenhum comentário ainda